A ATENS UFRN esteve presente na manhã desta segunda-feira, dia 19 de junho de 2023, juntamente com o ADURN Sindicato, a diretoria do HUOL e a PROGESP em reunião com o reitor em exercício, o professor Henio Miranda, na reitoria da UFRN, para tratar de assuntos referentes ao trabalho dos TNS no Hospital Universitário Onofre Lopes.
A diretora da ATENS, a senhora Maria Coeli, enfermeira do HUOL, ressaltou a quantidade de servidores TNS que estão lotados no HUOL e, juntamente com a vice-diretora, Rosa Cavalcante, e a secretária geral, Karla Oliveira, apresentou demandas que impactam diretamente na atividade laboral desses servidores, a saber:
• A falta de isumos para a realização de procedimentos e para a proteção dos servidores.
• A falta de computador específico destinado para o registro de ponto pelos servidores RJU.
• Tratamento diferenciado entre servidores RJU e EBSERH quanto aos processos de trabalho.
• Homologação do registro do ponto eletrônico, referente aos casos específicos de débitos e de créditos de horas.
• Normalização e isonomia quanto à comunicação que orienta os procedimentos nos ambientes de trabalho.
• Clareza quanto aos processos seletivos realizados.
Pedidos de remoção de servidores do HUOL por motivo de saúde.
• Acolhimento psicológico para servidores.
Preceptoria.
• O Impacto da falta de materiais que precariza a realização de procedimentos e oportuniza o direcionamento de residentes para o atendimento no sertor privado.
Para algumas questões apontadas, as soluções já foram apresentadas, quais sejam:
• Identificar com placas os locais destinados ao registro de ponto para que fiquem disponíveis para uso dos servidores.
• Providencias já estão sendo tomadas em relação ao reabastecimento dos estoques, visando manter o abastecimento sem quebras e está sendo feito também o monitoramento das licitações.
• Retomar a realização de atendimentos de alta complexidade.
• Evitar o tratamento diferenciado entre servidores dento das dependências no HUOL, no que se refere aos processos de trabalho.
• Será designado um servidor para acompanhar a homologação do registo do ponto eletrônico, visando amenizar questões relacionadas à homologação de créditos e de débitos dos servidores.
• PROGESP está organizando uma agenda para atender as demandas do HUOL, de gestores e de servidores, com um servidor designado para receber essas demandas.
• A PROGESP afirmou que já está sendo providenciado o acesso dos gestores da EBSERH ao sistema SIG.
• A EBSERH já solicitou à PROGESP um gestor de ponto, para o acompanhamento das questões relacionadas ao ponto dos servidores, visto que os gestores ainda não tem acesso ao sistema SIG.
• A padronização da comunicação dentro do HUOL partindo sempre da gerência administrativa e da superintendência.
Após as demandas específicas do HUOL, foram abordadas questões referentes ao cadastro de projeto de pesquisa pelos servidores TNS e sobre o edital 01/2023, publicado pela PROPESQ, que não contempla os servidores TNS.
Outro ponto também abordado foi sobre a escala de plantões da Maternidade Escola Januário Cicco. Sobre os plantões, a pró-reitora se comprometeu em agendar uma reunião para tratar especificamente sobre a temática, e sobre a pesquisa para o TNS, a pró-reitora solicitou o edital e comprometeu-se em averiguar a situação do edital e do cadastro de projetos por servidores TNS no sistema.
Todos os membros da diretoria do HUOL que estavam presentes acolherem as demandas ese colocaram à disposição para atender as solicitações.